fbpx
 

Crescimento da indústria do Brasil perde força em dezembro, mostra PMI

6 de janeiro de 2021
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A indústria brasileira encerrou 2020 com aumentos nas vendas e na produção, dando sequência à recuperação dos danos causados pela pandemia de coronavírus, porém a um ritmo mais lento em dezembro na comparação com o mês anterior, de acordo com a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O levantamento divulgado nesta segunda-feira pela IHS Markit mostrou que o PMI da indústria do Brasil caiu a 61,5 em dezembro, de 64,0 em novembro, índice que “ainda é consistente com um crescimento acentuado”.

Leitura acima de 50 indica crescimento.

Em dezembro, as empresas aumentaram a produção para ampliar os estoques e atender à demanda crescente por novos negócios, mas isso aconteceu no ritmo mais fraco desde junho, segundo a IHS Markit.

“Os produtores brasileiros relataram outro surto de novos negócios em dezembro, com empresas elevando a produção, a taxa de emprego e a compra de insumos em uma corrida para reconstruir seus estoques de segurança e atender às necessidades atuais da demanda”, destacou a diretora econômica da IHS Markit, Pollyanna De Lima.

Os novos pedidos aumentaram tanto no mercado doméstico quanto de exportação, mas o ritmo de expansão das vendas totais foi o mais fraco em cinco meses.

Ainda assim, esse cenário continuou ajudando no aumento das contratações na indústria pelo sexto mês seguido. Mas aqui a taxa também perdeu força, sendo a mais lenta desde julho.

Por outro lado, as compras de insumos em dezembro aconteceram da forma mais acentuada na história da pesquisa, embora os entrevistados tenham relatado dificuldade na obtenção dos principais materiais.

A escassez de matéria-prima e o real fraco foram citados como fatores para o aumento nos custos de insumos em dezembro, que foi repassado aos clientes. Em ambos os casos, as taxas de inflação enfraqueceram em relação a novembro, mas ainda ficaram entre as mais fortes na história da pesquisa.

O sentimento entre os empresários industriais permaneceu positivo em dezembro, com esperanças de que a pandemia de Covid-19 terminará e que a disponibilidade de matéria-prima irá melhorar, aumentando o otimismo em relação à perspectiva de produção do próximo ano.

“Projetando o futuro, as empresas se mostraram otimistas de que os níveis de produção aumentariam em 2021, mas as esperanças foram depositadas no fim da pandemia de COVID-19, na aprovação das reformas governamentais e em uma melhoria na disponibilidade de materiais”, disse De Lima.

FONTE:
CNN BRASIL

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas e tem como objetivo, aproximar organizações e criar oportunidades de relacionamentos, por meio da realização de grandes feiras e publicação de revistas setorizadas na América Latina.

Receba Nossa Newsletter





Seu nome completo

Seu e-mail

 Sim, eu quero receber comunicações do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu quero receber comunicações dos parceiros do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu concordo com os termos de uso e com a Política de Privacidade do Grupo Cipa Fiera Milano

Fale Conosco

Avenida Angélica, 2491 – 20 andar – Cj. 204

Telefone:
+55 11 5585.4355
+55 11 3159-1010

E-mail: info@fieramilano.com.br

Website: www.cipafieramilano.com.br

Copyright by wire South America 2021. All Rights Reserved.

COMUNICADO IMPORTANTE
BOLETOS FALSOS

CLIQUE E SAIBA MAIS
close-link