Retomada do crescimento e reformas estruturais abrem novas oportunidades no mercado brasileiro

Com sinais de uma recuperação econômica, o Brasil está trilhando um novo ciclo de crescimento, oferecendo oportunidades de investimento e a criação de um ambiente favorável aos negócios. Medidas necessárias para garantir a estabilidade sustentável da economia têm sido tomadas e, como consequência, alguns índices têm melhorado nos últimos meses.

Segundo dados recentes do Ministério da Fazenda, após dois anos de recessão, o PIB do primeiro trimestre foi 1,0% QoQ (quarter over quarter). Embora o PIB (médio) de 2017 projetado esteja em 0,5%, o PIB marginal é bem maior: 4º trimestre 2017 contra 4º trimestre de 2016 = 2,7% e 4º trimestre 2017 contra 3º trimestre de 2017 = 3,2% (anualizado). A recuperação do crescimento começa em 2017 e ganha força em 2018. Para o próximo ano, a projeção do PIB está em 2,5%.

A taxa de desemprego também mostra sinal de melhora e, após quase três anos, começa a apresentar sinais de queda. Outro fator importante, a queda da inflação, tem levado ao aumento do poder de compra e maior consumo. A taxa acumulada em doze meses recuou para 3,52%, aproximando-se do piso da meta.

O Banco Central do Brasil também tem tomado ações para diminuir a taxa de juros, atualmente em 10,15%. As estimativas apontam que a taxa deve chegar a 9,0% ao ano, no final de 2017. O menor custo de capital será fundamental no processo de recuperação da atividade. O aumento gradual do consumo das famílias ampliará a demanda nas empresas, impactando na recuperação do investimento em máquinas e equipamentos a partir do próximo ano.

Setores importantes da economia já mostram recuperação

Alguns setores da economia já começam a trazer dados mais positivos. As vendas no varejo de material de construção do primeiro semestre de 2017 apresentaram um crescimento sobre 2016, de 4%. Mesmo que modesta, a reação do setor indica que o varejo está se recuperando, como consequência do aumento na oferta de crédito. Segundo dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO), a previsão é que até o final de 2017 o setor apresente um crescimento de 5% sobre 2016.

Outro setor que tem apresentado melhores índices é o agrícola. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o valor bruto da produção de 2017 é estimado em R$ 536 bilhões, montante que representa aumento de 4,3% em relação ao ano passado. O fator mais relevante no resultado é o ganho de produtividade, com aumento médio de 22,3%.

Oportunidades em eventos de negócios

Neste cenário de retomada econômica, a Messe Dusseldorf realiza, com organização e promoção da Cipa Fiera Milano e em parceria com a Tarcom Promoções, a 3ª edição da wire South America| International Wire and Cable Fair, versão Sul Americana da maior feira de cabos e fios do mundo, a wire Düsseldorf. O evento que acontece entre os dias 03 e 05 de outubro de 2017, no São Paulo Expo, em São Paulo, é um importante instrumento de fomento que as empresas do setor têm para superação da crise e reaquecimento do mercado.

Em sua 3ª edição, a feira apresenta as mais recentes tecnologias, produtos e serviços na fabricação e processamento de fios e cabos. Dos segmentos presentes, destacam-se: cabo de aço, arame, máquinas e equipamentos (fieiras, cordoalha, solda e outros), vergalhão e fios industriais.

“A WSA é a principal feira para a indústria de fios e cabos da América Latina, onde o visitante tem a oportunidade de ampliar suas parcerias, conhecer novos fornecedores e ser apresentado às principais inovações e tecnologias disponíveis no mundo”, falou o executivo Daniel Ryfisch, Diretor de Portfólio Internacional para Fios e Tubos da Messe Düsseldorf, ressaltando que empresas tradicionais no setor e líderes de mercado já confirmaram a participação, entre elas, Polyexcel, Niehoff Herborn, Reichenbach, Supicom e Wafios.

Simultaneamente à wire South America acontece à 9ª edição da Tubotech | Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes que abrange além dos tubos, matérias-primas, conexões e acessórios, válvulas, bombas e motobombas, máquinas para a produção, corte e conformação, acabamento, ferramentas, materiais auxiliares e medição e controle. Em 2017 os eventos conjuntos devem reunir mais de 550 expositores e atrair 15 mil profissionais visitantes.

* Fontes: Ministério da Fazenda, Banco Central do Brasil, Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO) e Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Mais informações: www.wiresa.com.br

Serviço

3ª wire South America| International Wire and Cable Fair

Data: 03 a 05 de outubro de 2017, das 11h às 19h
Local:
São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil
Transporte gratuito: Rua Nelson Fernandes, 450 – Acesso pelo Terminal Rodoviário Jabaquara
* Evento gratuito para profissionais do setor

Sobre a Cipa Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas, e tem como objetivo, aproximar organizações e criar oportunidades de negócios e relacionamentos por meio da realização de grandes feiras e publicações de revistas segmentadas na América Latina.

Fundada em 1977, foi adquirida pela Fiera Milano em 2011, tornando-se a filial brasileira de uma das empresas líderes mundiais de feiras e congressos do mundo.

Fiera Milano no Mundo

Localizada em Milão – Itália, a Fiera Milano é líder de mercado nos segmentos de feiras e congressos, tanto em número de visitantes e expositores, quanto na excelência das exposições.

Com escritórios ao redor do mundo, a Fiera Milano possui um portfólio que se destaca das demais promotoras de feiras em termos de gama de setores econômicos representados e qualidade dos eventos.

A cada ano, suas exposições atraem mais de 30 mil expositores e mais de 5 milhões de visitantes. Atualmente, a Fiera Milano opera uma joint venture com a Hannover Messe, na China e na Índia, e tem suas próprias filiais no Brasil, África do Sul, China e Índia.

Cipa Fiera Milano Press Office
RM Press | Comunicação Estratégica
Claudia Maciel
+55 11 2950-4820
claudia.maciel@rmpress.com.br

Clique aqui para fazer o download.